segunda-feira, 29 de março de 2010

Texto para debate

Amigos em excesso

Antropólogo questiona a validade de adicionar grande número de contatos em redes sociais

Correio Braziliense

O verso "eu quero ter um milhão de amigos", presente na canção Eu Quero Apenas, escrita por Roberto e Erasmo Carlos nos anos 1970, parece ser encarado literalmente por alguns usuários de redes sociais. Há internautas com centenas de contatos acumulados. Mas como alguém consegue administrar um círculo social tão extenso? Não consegue. É o que garante pesquisa feita na Universidade de Oxford (Grã-Bretanha) .

Liderado pelo antropólogo Robin Dunbar, o estudo aponta que o cérebro humano tem a habilidade de lidar com até 150 amigos, independentemente da personalidade do indivíduo. Quando essa teoria migra para o mundo virtual, a discussão ganha novas variáveis, e a polêmica em torno do número definido por Dunbar aparece com mais força. O cientista baseou sua pesquisa no estudo do tamanho do neocórtex humano, parte do cérebro responsável por pensamentos conscientes e linguagem.

É importante observar que o número determinado na pesquisa se refere somente aos amigos, definidos pelo antropólogo como aqueles com os quais a pessoa se comunica, pelo menos, uma vez ao ano. De acordo com o estudo, quando alguém tenta manter uma rede social com mais de 150 pessoas, a coesão das relações começa a se deteriorar. Essa ideia, ainda segundo o documento, permanece igual quando é analisada nas páginas eletrônicas de relacionamento.

Em entrevista ao jornal inglês The Times, Dunbar chama a atenção para o tráfego de informações entre os usuários desses sites. "O interessante é que o internauta pode ter 1,5 mil amigos, mas, quando o fluxo de mensagens é observado. percebe-se que as pessoas mantêm o mesmo círculo social de cerca de 150 indivíduos", afirma o antropólogo. "Obviamente, muitos usuários gostam da glória de ter centenas de amigos, mas a realidade é que são tão populares quando qualquer outro sujeito", completa o cientista.

Para a psicóloga Maria Luiza Araújo, o ser humano encara a internet como um ambiente mais confortável para se relacionar com quem não é íntimo.

- Muitas vezes, as pessoas adicionadas são, de alguma maneira, conhecidas. Mas essas foram convivências momentâneas e não fazem parte da rotina do usuário - afirma a psicóloga.

(Zero Hora, ZH Classificados/lnformática, 7 fev. 2010.)

Após ler o texto acima, discuta com os colegas o tema exposto, argumentando sobre as seguintes questões:

- amizades virtuais são diferentes das da “vida real” ou tanto faz a maneira como as pessoas se conhecem?

- é possível uma pessoa se relacionar com um número bastante extenso de pessoas (mais de 150) ou a pesquisa está certa?

19 comentários:

  1. Eu acho que a amizade se divide em diversos níveis, amigos de verdade não tem como ter 150, mas relações do dia-a-dia com certeza temos mais de 150, pense em vizinhos, amigos, colegas de trabalho, parentes, conhecidos, vai a 150 fácil.
    Como foi dito, relações de amidade verdadeira permanecem, não importa o tempo em que as pessoas fiquem sem se ver.
    Amizade na internet é algo mais dificil, pois para chegar ao ponto de se abrir com uma pessoa desconhecida leva tempo, principalmente uma pessoa que você nao mantém contato "fisico". Mas eu particularmente tenho amigos que conheci na internet, conheci pessoalmente e sigo mantendo contato.

    ResponderExcluir
  2. Após o debate chegamos a conclusão que a possibilidade de manter relções virtuais talvez não tão profundas quanto com pessoas que podemos manter contato físico diariamente.E que amigos de verdade são aquelas pessoa nas quais podemos estabelecer uma relação de confiança, uma pessoa que possa suprir as nossas nessecidades afetivas e emocionais.
    Portanto mesmo tendo amigos virtuais não podemos abrir mão daqueles nos quais podemos manter contato diariamente.

    Mishell Ferreira Weber.
    Rodrigo Dilli Afonso.

    ResponderExcluir
  3. pra variar o comentário ficou sem nome,
    Guilherme Dias Redü

    ResponderExcluir
  4. MAURÍCIO S. ARAUJO
    TSI


    Acredito que as amizades virtuais são diferentes das amizades da "vida real", pois ao meu ver não possível realmente conhecer uma pessoa sem ter um contato fisico, sem usar da percepção do ambiente e como ela se comporta.Isso não quer dizer que seja impossível que alguém possa uma amizade real pela internet, porque sempre há excessões.
    O número de 150 pessoas me parece razoável se este se referir a pessoas de contatos e não amigos, ao meu ver amigos de verdade são poucos, muito poucos.

    ResponderExcluir
  5. Eu acho que, como foi amplamente discutido na sala de aula, eh possivel ter diversas formas de amizade, tanto virtual como real, todas com diversas variações, possibilitando estas serem verdadeiras e fortes, ou simples amizades ocasionais.
    Isto depende do grau de afinidade entre os envolvidos, do grau de interesses em comum, e de varios outros fatores que façam com estes se aproximem.

    Acauan

    ResponderExcluir
  6. Anderson Fonseca - TSI mod.2

    As amizades, tanto na vida real quanto na vida virtual, possuem diferentes níveis. Por isso, na minha opinião, elas não têm diferença. As pessoas podem conviver diariamente com alguém(fisicamente) e não ter a mesma proximidade que tem com seus amigos virtuais.
    Com relação ao número de amigos, aqui também existe a mesma relação. Não há diferença entre os ambientes. É muito difícil se relacionar de forma verdadeira com muitas pessoas. Por isso o termo amigo não é adequado para todos os contatos que possuimos. Amigos de verdade são poucos, na vida real e na virtual.

    ResponderExcluir
  7. Acho que existem níveis de amizades. Há pessoas com as quais tu não convives, mas fizeram parte de algum momento importante e vais levar o sentimento por ela para o resto da vida. Se for pensar assim, durante muitos anos é possível chegar a um número mais alto de amigos, mas acredito que seja meio difícil ser 150. É preciso tempo para conhecer alguém e construir um relacionamento, pois nada surge de uma hora para outra.

    ResponderExcluir
  8. Existe sim uma diferença entre amizades virtuais e amizades de vida real,para uma amizade ser concredizada acho muito importante o "olho no olho", o compartilhamento de momentos juntos e a importancia de se vivenciar experiências.
    Existe uma diferença muito grande entre pessoas conhecidas e pessoas de relação de amizade,para pessoas conhecidas 150 pessoas acredito ser um numero muito baixo,mas para amizades 150 pessoas é um numero muito grande!


    Juliana Kaster Pereira

    ResponderExcluir
  9. Amizade virtual e amizade real são muito diferentes! Uma amizade que as pessoas fazem pelo computador não é como uma amizade que voce convive com a pessoa pessoalmente, pois voce ve ela apenas pelo computador e não sabe o que aquela pessoa realmente. Ela pode passar para voce o que ela quiser e na verdade ser algomuito diferente, em uma amizade real é muito mais facil perceber quem realmente é alguem, temos mias facilidade de perceber sentimentos e podemos ver as atitudes .
    Um amigo verdadeiro é aquele que podemos confiar de verdade, aquele com quem compartilhamos nossas alegrias e tristezas.
    Mas em alguns casos é possivel sim atraves de uma amizade virtual voce se tornar um amigo verdadeiro de alguem, mas como alguns colegas disseram tem amigos virtuais que muitas vezes são mais amigos que alguem que voce conhece a uma vida inteira mas eu não confiaria em um amigo virtual!
    Acho que não é possivel se relacionar com mais de 150 pessoas juntas por que voce nao consegui compartilhar tudo com todas ao mesmo tempo sempre vai ter alguem com quem voce ira se relacionar melhor .



    Patrícia Farias

    ResponderExcluir
  10. São diferentes, pois amizades virtuais, no meu ponto de vista não existem. Virtualmente as pessoas não são como realmente. Não gosto de manter contato virtualmente, prefiro, mesmo quando a pessoa esteja distante, prefiro ligar ou marcar algo pessoalmente.É possível a pessoa se relacionar com várias pessoas, porém não é possivel manter uma amizade com todas, pois acredito que precisamos da convivência para manter as amizades e isso não é possivel quando temos um grande numero de pessoas para dividir a atenção.

    Jociele

    ResponderExcluir
  11. Na minha opinião há uma grande diferança entre amigos reais e virtuais.Alias para mim não temos como ter verdadeiros amigos virtuais, pois, amigo para mim é aquele que esta ao teu lado nos momentos bons e ruins,é aquele que está presente de corpo e alma quando precisamos da sua ajuda.Também quando nos relacionamos com as pessoas virtualmente, muitas vezes acabos não contando o que realmente somos, mas sim o que desejamos ser.
    Quando nos comunicamos virtualmente com outros, acabamos não sabendo se esse individuo esta sendo realmente sincero, não sabemos qual está esta sendo sua real reação ao que estamos espondo no momento.
    Por isso acho que deveriamos gastar mais tempo com aqueles amigos que temos e que acabamos nos afastando com o tempo por não ter tempo para eles porque estamos na frente do computador converçando com pessoas que nem sabemos quem realmente são.

    ResponderExcluir
  12. Penso que para começar uma amizade não é preiso ambas as partes possuir personalidades iguais, sou uma pessoa extrovertida e consigo possuir o mesmo relacionamento com pessoa timida e como pessoa que possui personalidade iguais as minhas!
    E que uma pessoa consegue ter uma amizade com 150 individuos,pois amizade não é regada dos teus amigos estarem toda hora ali,para te dar um oi, tenho namigos que passamos nove anos, sem se falar e a amizade continuou a mesma!

    BRUNA MANKE BORGES!

    ResponderExcluir
  13. Acho que existem níveis de amizades. Há pessoas com as quais tu não convives, mas fizeram parte de algum momento importante e vais levar o sentimento por ela para o resto da vida. Se for pensar assim, durante muitos anos é possível chegar a um número mais alto de amigos, mas acredito que seja meio difícil ser 150. É preciso tempo para conhecer alguém e construir um relacionamento, pois nada surge de uma hora para outra.

    ResponderExcluir
  14. Na minha opinião, é possível ter amizades virtuais. A medida que se conversa e divide experiências e sensações com a pessoa, da afinidade que encontramos com ela, cria-se um vínculo e uma cumplicidade, um sentimento real e de amizade. Também acredito que a internet facilita o contato com pessoas para quem tem dificuldade de se relacionar pessoalmente em virtude da timidez. Essas pessoas acabam encontrando outras, muitas vezes, com características parecidas, se identificam e se ajudam a lidar com essa dificuldade, surge daí uma amizade do ato de se compartilhar dificuldades e superá-las junto. De muitas situações, interesses, atividades e afinidades podem surgir amizades no dia-a-dia e na convivência no mundo real, da mesma forma eu acredito que seja possível acontecer no ambiente virtual.

    Maristela

    ResponderExcluir
  15. As amizades virtuais são muito diferentes das amizades reais, embora o critério para avaliar se alguém é um amigo ou simples conhecido seja o mesmo (afinidades),a amizade virtual distancia e muito os indivíduos da troca sentimentos.Estes sentimentos são fundamentais para qualquer tipo de relacionamento e só são perceptíveis a olho nu.
    Através da linguagem escrita não se pode expressar sentimentos nem mesmo avaliar o grau cultural da pessoa com quem se esta falando, fica fácil ai o individuo cair no engano de achar que esta se relacionado com uma pessoa de um perfil e na verdade é outro.Este engano não acontece nos relacionamento presenciais, onde a ser humano interage com o meio em que vive e expressa reações reais diante ao momento vivido.
    Na amizade virtual pode não haver a sinceridade e a honestidade que sobre meu ponto de vista é o ingrediente fundamental em uma relação de amizade.
    È possível sim uma pessoa se relacionar amigavelmente com muitas pessoas porém a quantidade não pode ser limitada e nem pré estabelecida pois cada individuo, administrara amigos que realmente tenham semelhanças entre si.Neste ponto podemos ser pessoas que não gostam muito de contatos de afeto e como procuramos amigos com semelhanças estes amigos avaliaram que a relação de amizade basta com um simples “oi!” por exemplo, nestas relações ditas como simples podemos ter um milhão de amigos mas quando se tem um perfil mais sentimentalista um simples “oi” não nos basta e daí procuramos amigos que também tenham sentimentos e que falem todos os dias com a gente para suprir esta carência e este tipo de perfil terá que ter poucos amigos para compartilhar carinho com todos.

    Carina

    ResponderExcluir
  16. Fazer amizades requer tempo e dedicação a uma pessoa ou várias.
    Uma pessoa pode se relacionar com outra por vários motivos, como intereces em comum ou até mesmo simplesmente por terem personalidades diferentes que de alguma maneira se completam.
    Mas o tempo e a maneira como essas pessoas se relacionam pode variar. Algumas pessoas podem conversar só algumas poucas vezes e já se tornarem amigas mesmo se vendo pouco, e outras so se tornam realmente amigas com contato por um longo tempo. Na internet é mais difícil essa relação ser rápida pois a pouca segurança(sem ver o rosto, sem saber se a pessoa não está fingindo ser outra).
    E na "realidade" o difícil é ter tempo para se dedicar a muitas pessoas diferente da internet em que se pode conversar com muitas pessoas em várias janelas.

    Rodrigo Esteves Borges

    ResponderExcluir
  17. Kalleu Schmidt
    Amizade, é um termo diferenciado entre as pessoas que julgam amigos qualquer conhecido ou pessoas aqueles que tem como amigos pessoas que tem mais confiança e mais tempo ao lado dela...
    A amizade virtual abre um barrera da vergonha de se abrir com certos amigos e poder contar coisas mais intimas a pessoas fora do seu meio assim não influenciando na sua vida com seus amigos da vida real. Essa liberdade é que conquista pessoas a usar com mais frequencia a internet.

    ResponderExcluir
  18. Levando em consideração o que foi discutido em sala de aula referente a experiiencia de cada um com relação a amizades, tanto reais como virtuais, e levando em consideração o que está exposto na reportagem acima...devemos levar em consideração os conceitos de amizade e a relevancia da mesma.

    com relação ao gerenciamento de 150 pessoas fica claro, em virtude da quantidade, que a mesma se refere nao a amizade mas sim com relação as pessoas as quais convivemos e disponibilizamos do nosso tempo. por isso creio que esse numero é aceitavel levando em conta que o mesmo é relativo a qual meio nos relacionamos com essas pessoas, creio que tanto realmente quanto socialmente 150 pessoas é numero viavel de interação.

    Neimar

    ResponderExcluir
  19. A maneira como se conheçe uma pessoa tanto faz ser pela internet ou não, a amizade em si vai ser concretizada conforme as pessoas vão se conhecendo e tendo afinidades, e principalmente quando uma demonstra para outra que realmente pode confiar nela.
    Ter mais de 150 pessoas ''conhecidas'' acho que é possível, mas certamente com bem menos pessoas é que realmente vai ser mantido contato mais freqüente.

    Rodrigo Pizarro

    ResponderExcluir