segunda-feira, 1 de março de 2010

COMUNICAÇÃO E LINGUAGEM

Comunicação: você já deve ter ouvido essa palavra uma centena de vezes ao longo de sua vida. Mas já parou para pensar o que ela significa?

Se não, vejamos, para você, comunicação é

a) uma atividade.

b) uma função.

c) um processo.

Se você escolheu a alternativa (c), muito bem! Você acertou! A comunicação é um processo.

Agora, vamos ver mais detalhadamente como esse processo funciona. Para isso, observe as seguintes situações:

Um jogador de xadrez envia seu lance por correspondência para seu adversário; um navio transmite sua posição no mar para um receptor em terra; um cientista divulga os resultados de seus experimentos, que eventualmente confirmam ou refutam uma teoria proposta por outro cientista. (Isaac Epstein. Teoria da Informação. São Paulo: Ática, 1986. p. 14)

O que essas situações têm em comum?

Todas são situações de comunicação. Podemos muito bem verificar a presença, em todas, de alguém (o jogador de xadrez ou o cientista) ou algo (o navio) que envia uma mensagem (um lance de xadrez, uma posição geográfica, resultados científicos) a outro alguém ou algo (o adversário de xadrez, o receptor em terra, outros cientistas). Assim podemos considerar esses três elementos – emissor, mensagem e receptor – como imprescindíveis para o processo comunicativo.

Outro aspecto que você deve ter observado nas situações acima é que o processo comunicativo não se restringe aos humanos: uma máquina, o computador de um navio, por exemplo, pode enviar uma mensagem a outra máquina, como o computador de um farol.

Aqui, no entanto, é a comunicação humana que nos interessa.

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