domingo, 14 de março de 2010

ORIENTAÇÕES PARA APRESENTAÇÕES ORAIS

Já abordamos o processo de comunicação e existência de diferentes variedades da língua, tanto na modalidade falada quanto na escrita.

Agora vamos apresentar orientações gerais sobre como proceder em situações de comunicação oral, isto é, apresentações orais de trabalhos realizados. Esse tipo de situação pode ocorrer tanto em sala de aula quanto em eventos acadêmicos, como congressos, feiras, salões/jornadas de iniciação científica. Também acontecem no mundo do trabalho, quando é necessário apresentar um novo projeto ou o relatório de alguma tarefa desenvolvida.

O texto a ser apresentado (individual ou coletivamente) deve ser previamente organizado. Essa organização prévia envolve várias etapas. A primeira delas é a pesquisa a respeito do tema proposto.

Como a finalidade de uma apresentação oral é transmitir aos ouvintes conhecimentos sobre determinado assunto estudado, o apresentador deve se colocar na posição de um especialista no assunto em questão. Isso quer dizer que ele deve demonstrar domínio sobre o tema, ou seja, demonstrar conhecer mais sobre o assunto do que os ouvintes. Para tanto, uma boa pesquisa é fundamental.

Após concluída a pesquisa, deve-se selecionar e organizar as informações a ser expostas. Deve-se considerar, nesse passo:

  • como introduzir, desenvolver e concluir a exposição;
  • quais subtemas serão abordados no desenvolvimento;
  • quais exemplos ou apoios (gráficos, tabelas, diagramas) serão utilizados para fundamentar a exposição;
  • que materiais e recursos audiovisuais serão necessários e estarão à disposição.

Também as características do público-alvo devem ser levadas em conta, tais como:

  • faixa etária;
  • tipo de interesse, expectativas e conhecimento prévio sobre o assunto enfocado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário