segunda-feira, 1 de março de 2010

RUÍDOS DA COMUNICAÇÃO

A esses fenômenos que interferem no processo comunicativo geralmente dá-se o nome de ruídos. O primeiro – a não formação de ideia pelo receptor – denomina-se bloqueio; o segundo, desvio da comunicação. Em ambos, a comunicação não se efetiva.

Antes de continuarmos nossa exposição, vamos testar se você compreendeu como funciona o processo comunicativo e também os ruídos que podem atrapalhá-lo. Para isso, leia a piada abaixo (em muitas piadas, o efeito de humor reside justamente nos ruídos da comunicação) e responda às questões propostas.

A sogra e a má notícia

Um homem foi visitar a sogra, internada em um hospital em estado grave. De volta a casa, a mulher, preocupada com o estado da mãe, pergunta:

- E aí, meu bem? Como a minha mamãe está?

- Segundo o médico, ela está ótima! Com uma saúde de ferro! Ainda vai viver por muitos anos! Na semana que vem ela vai receber alta do hospital e vai vir morar com a gente, para sempre!

- Puuuxa! Que incrível! - diz a mulher - Mas que coisa estranha... hoje cedo ela parecia estar à beira da morte, e o médico disse que ela teria poucos dias de vida!

- Eu não sei como ela estava hoje cedo, mas, agora à noite, quando eu cheguei no hospital, o médico já foi logo falando que eu devia me preparar para o pior!

(Fernando Yudi Ishikawa Komorita. Disponível em: http://www.piadas.com.br

Acesso em: 3 Mar. 08)

1. Entre o médico e o genro, houve comunicação?

2. Que tipo de ruído interferiu no processo comunicativo?

3. Identifique, no texto, o trecho responsável pela falha na comunicação. Qual era a informação que o médico pretendia comunicar? Como o genro entendeu a mensagem do médico?

13 comentários:

  1. 1- Não houve comunicação.
    2- Desvio de comunicação.
    3- ... quando eu cheguei no hospital, o médico já foi logo falando que eu devia me preparar para o pior!
    O médico falaria que sua sogra havia falecido. Mas ao contrário, o genro entendeu que ela estava bem de saúde e que iria morar com eles.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim...bem clara
      2-O ruído psicólogico dele estar imaginando a sogra morta e viver feliz sem ela...ele usou a ironia, um duplo sentido com a esposa
      3- último trecho ....prepare-se para o pior

      Excluir
  2. 1. Entre o médico e o genro, houve comunicação?
    Não houve.
    2. Que tipo de ruído interferiu no processo comunicativo?
    Má formação da ideia passada do médico para o genro.
    3. Identifique, no texto, o trecho responsável pela falha na comunicação. Qual era a informação que o médico pretendia comunicar? Como o genro entendeu a mensagem do médico?
    O médico já foi logo falando que eu devia me preparar para o pior!.
    O médico queria comunicar ao genro que a sua sogra estava a beira da morte.
    O genro entendeu que ele deveria se preparar para o pior pois a sogra dele estaria com uma ótima saúde.

    ResponderExcluir
  3. Respostas:
    1. Houve falha na comunicação.

    2.Falta interpretação do genro durante a comunicação com o médico.

    3.O médico pretendia comunicar-se com o genro para lhe dizer que sua sogra não estava bem de saúde", dizendo lhe "... que eu devia me preparar para o pior!". Assim, nesta comunicação, "o pior" compreendido pelo genro é exatamento o contrário da afirmação feita pelo médico.

    Mara.

    ResponderExcluir
  4. 1- Não houve comunicação;
    2- Bloqueio;
    3- O médico já foi logo falando que eu devia me preparar para o pior!.
    O médico queria comunicar ao genro que a sua sogra estava a beira da morte.
    O genro entendeu que ele deveria se preparar para o pior pois a sogra dele estaria com uma ótima saúde.

    Adriana

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. 1-Houve comunicação, mas devido ao desvio de comunicação a mensagem foi interpretada de forma incorreta.
    Desvio de comunicação.
    2-"o médico já foi logo falando que eu devia me preparar para o pior!"
    3-Ele entendeu que o médico lhe falou uma piada de sogra, no entanto ele queria realmente lhe dizer que sua sogra estava prestes a morrer.

    ResponderExcluir
  7. 1- Não houve comunicação.
    2- Mal entendimento do genro em relação ao que o médico lhe comunicou.
    3- O médico comunicou ao genro que sua sogra não estava bem, que era para ele se preparar para o pior, mas na visão do genro ele entendeu que sua sogra estaria com uma ótima saúde, isso seria o pior para ele.

    ResponderExcluir
  8. 1- Houve comunicação;
    2-A mensagem foi interpretada de forma incorreta;
    3-O médico já foi logo falando que eu devia me preparar para o pior!.
    O genro entendeu que ele deveria se preparar para o pior pois a sogra dele estaria com uma ótima saúde.

    ResponderExcluir
  9. 1. Houve falha na comunicação entre o genro e o médico.

    2.Houve uma diferente interpretação do genro durante a comunicação com o médico.

    3.O médico pretendia comunicar-se com o genro para lhe dizer que sua sogra não estava bem de saúde", dizendo lhe "... que eu devia me preparar para o pior!". Assim, nesta comunicação, "o pior" compreendido pelo genro é exatamento o contrário da afirmação feita pelo médico, nesse caso, o que seria pior para o genro, ou seja, o fato de a sogra estar bem.

    [Felipe Pucinelli - TSI Módulo 2]

    ResponderExcluir
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  11. 1. Houve falha entre a comunicação dos individuos.

    2.Houve má interpretação por parte do genro em relação ao médico.

    3.O médico já foi logo falando que eu devia me preparar para o pior!.
    O médico queria comunicar ao genro que a sua sogra estava a beira da morte.
    O genro entendeu que ele deveria se preparar para o pior pois a sogra dele estaria com uma ótima saúde.

    ResponderExcluir
  12. Na realidade, escutamos, lemos, apenas aquilo que queremos ouvir ou ler.
    Sempre que nos passarem uma determinada informação, (ou comando...), a nossa interpretação ocorre em uma fração de tempo tão ínfima que possibilita a confusão, ou seja, má interpretação. Por isso sempre é recomendado parar, pensar, refletir e depois, somente depois responder a questão.
    Em busca da lógica, uma simples conduta nos diferencia dos seres irracionais. Sempre que decodificarmos, (interpretarmos), corretamente uma informação recebida, seu conteúdo ficará claramente revelado. Sem tal entendimento é impossível afirmarmos corretamente o sentido solicitado, levando-nos invariavelmente à dúvida, ou seja, sentidos diferentes. (F-V)
    É a minha particular conclusão a questão levantada.
    Ronaldo Luis-Módulo 1 IFSUL

    ResponderExcluir