segunda-feira, 18 de outubro de 2010

COESÃO E COERÊNCIA TEXTUAL

Um texto, para ser bem compreendido, precisa ser coeso e coerente. Para entender os conceitos de coesão e coerência textual, clique aqui.

Se essas noções já lhe são familiares faça a atividade a seguir.

Sua tarefa é bastante simples: complete as lacunas com o pronome (pessoal, relativo, demonstrativo ou possessivo) adequado. Além disso, escolha, entre as opções de conectivos apresentadas entre parênteses, a que considera mais apropriada.

XADREZ E SUCO DE SIRIGUELA

Não sabe o que uma coisa tem a ver com a outra? A americana Caterina Fake criou um site que faz conexões esquisitas para lhe dar boas recomendações

“Desce o de sempre, garçom.” Em poucos minutos, chega ao balcão _________ sanduíche favorito. Para beber, um suco de siriguela com cupuaçu, com pouco açúcar, do jeito _________ você gosta. É a primeira vez que você vai _________ bar. (Para/Por) “descer o de sempre”, o garçom fez algumas perguntas aparentemente desconexas: Você acredita em alienígenas? Joga bem xadrez? Já gastou mais de US$ 150 num jeans? Pode parecer estranho, (e/mas) é assim que funciona o Hunch, um site de recomendação de produtos e serviços. _________ dá sugestões ao internauta a partir de algumas perguntas, comparando as respostas de outros usuários. A comparação cria grupos de consumidores com gostos em comum. Alguns exemplos: (porque/se) você é filho único, tem mais chance de gostar de gatos que de cães; (se/mas) acredita em discos voadores, é mais provável que goste mais de Pepsi que de Coca.

O Hunch nasceu em junho do ano passado. No início, _________ funcionava (como/de acordo com) um site para responder (e/ou) fazer perguntas, como o Yahoo! Respostas. O internauta à procura de um novo smartphone digitava “Devo comprar um iPhone ou um BlackBerry?”. (Apesar/Depois) de responder a algumas perguntas, o site _________ dava uma resposta. Recentemente, ele passou por uma reformulação. (Além de/Após) indicar qual é a melhor opção, o site também dá sugestões de lojas on-line que vendem produtos e serviços. Uma ferramenta _________ se torna poderosa ao facilitar a vida do consumidor on-line ao mesmo tempo que facilita o processo de venda dos sites de comércio eletrônico.

Por trás do Hunch está a americana Caterina Fake, de 42 anos, _________ criou o Flickr, um álbum de fotos on-line com recursos de redes sociais. A invenção _________ levou em 2006 para a lista das 100 pessoas mais influentes do mundo, publicada pela revista Time. (Quando/Desde que) vendeu o Flickr ao Yahoo!, em 2005, por US$ 35 milhões, Caterina recebeu convites para assumir empresas vistas como promissoras. A única proposta _________ a seduziu foi de Chris Dixon, outro jovem empreendedor do mundo da internet e hoje cofundador do Hunch com Caterina. Dixon queria que Caterina usasse _________ ela havia aprendido com o Flickr: incentivar as pessoas a colocar cada vez mais informações dentro de uma rede. Caterina parece ter conseguido. Quanto mais perguntas você faz e responde, quanto mais gente de _________ perfil você segue, melhor o resultado em sua busca. (Mas/Embora) o objetivo dela não para por aí. Em uma recente reportagem na revista Wired, ela disse _________ é o principal desafio do Hunch: “Queremos conectar todas as pessoas na internet a todos os objetos na internet. Seja o objeto um produto, um serviço ou outra pessoa”.

É uma missão _________ lembra a do Google. Só que, além de usar o perfil de buscas para aprimorar resultados, o Hunch tenta conhecer o usuário. Especialistas em internet consideram_________ a mais promissora ideia do mercado de buscas. No início do ano, o Google comprou um site similar, o Aardvark, por US$ 50 milhões. No ano passado, dois funcionários do Facebook abandonaram a empresa para fundar outro buscador _________, o Quora. O Aardvark e o Quora têm o mesmo princípio do Hunch. Combinam o conteúdo gerado espontaneamente pelo usuário com códigos avançados de cruzamento de informações. Os três estão disponíveis apenas em inglês.

Um site que conhece você

Como funciona o Hunch, uma rede social especializada em dar dicas de produtos e serviços

1. Assim que você cria sua conta (que pode ser vinculada a seu Twitter ou ao Facebook), o Hunch lhe faz 20 perguntas para conhecer seu estilo de vida.

2. O Hunch cruza suas informações com as de outros usuários. Um sistema de códigos compara suas respostas e encontra perfis de consumo semelhantes ao seu.

3. Ao longo da navegação, o site faz mais perguntas sobre você. Mas você pode ignorá-las, se quiser. Você também pode ajudar a tirar dúvidas de outros usuários.

4. Quanto mais você usar o Hunch e responder às perguntas, ou der dicas a outros usuários, mais o site conhece seu gosto pessoal e afina o resultado das buscas.

5. Você também pode adicionar amigos e avaliar produtos, como se faz no Yahoo! Respostas. O Hunch também funciona como uma rede social.

(FERRARI, Bruno. Xadrez e suco de siriguela. In: Revista Época, 9 ago. 2010, p. 70)

Agora, pesquise mais sobre essas novas ferramentas e redija um texto similar ao boxe acima explicando como funciona o Quora e o Aardvark.


3 comentários:

  1. Como funciona o Quora:
    1- Quora é uma base de dados de conhecimento criada pela sua comunidade e para a comunidade, sobre qualquer assunto.
    2- Utlizadores do Quora podem colocar qualquer questão e obter a resposta por pessoas que também estão interessadas num determinado tema.
    3- E é na partilha de experiência que o Quora realmente se destaca: Ao se colocar uma questão sobre a empresa “y combinator” provavelmente quem irá responder é um dos Senior Partners da empresa em questão.
    4- Quora apenas permite uma resposta de cada utilizador por pergunta.
    5- Mesmo que todos os utlizadores estejam registados é possível responder ou fazer questões de modo anónimo.

    ResponderExcluir
  2. Como funciona o Aardvark, um serviço de busca social:
    1. É um serviço de busca social que conecta usuários online com amigos ou amigos de amigos para responderem suas perguntas.
    2. Ele leva em consideração o gráfico social do usuário realizando uma busca a partir do mesmo.
    3. Pode ser usado para fazer perguntas subjetivas onde o julgamento e a avaliação humana é necessária.
    4. Quando o usuário se cadastra o Aardvark é adicionado ao cliente de mensagens instantâneas do mesmo, podendo a pessoa fazer perguntas por este ou pelo e-mail.
    5. O Aardvark suporta atualmente o Google Talk, Windows Live Messenger, AOL Instant Messenger e o Yahoo Messenger.

    Como funciona o Quora, um mercado de conhecimento online:
    1. Uma coleção continua e evolutiva de perguntas e respostas criadas, organizadas e edidatadas por todos que o usam.
    2. O Quora agrega perguntas e respostas a diversos tópicos e permite aos usuários sua colaboração nos mesmos.
    3. Os usuários podem fazer perguntas de determinado tema e terem estas respondidas por pessoas com o mesmo interesse no assunto.
    4. Pode se integrar com sua conta do Facebook ou do Twitter.
    5. Recentemente uma função de blog chamada Quora Posts foi adicionada.

    ResponderExcluir
  3. Como funciona o Quora:

    1- O Quora é um site de perguntas e respostas onde os usuários usam a mesma identidade do Facebook.
    2- Os usuários podem acompanhar novas notícias nos tópicos que o interessam, sugerir tópicos para amigos ou escrever respotas.
    3- As questões postadas ficam eternamente abertas para respostas.
    4- É um serviço que coleta perguntas e respostas criadas, editadas e organizadas por todos os usuários.
    5- É a melhor ferramenta para obter informações sobre um determinado tema.

    Thais Buzo

    ResponderExcluir