domingo, 24 de outubro de 2010

Atividades de coesão textual

As atividades a seguir foram adaptadas de prova seletiva do IFSul.

Leia o texto a seguir.

Contra o homem obsoleto

Antes de dizer “não” à tecnologia, você já a vestiu. Olhe para sua calça! Não há um zíper aí? Pois então: é tecnologia. Os tecidos sintéticos, a manufatura do sapato, a máquina do relógio – você, leitor, é um cabide de tecnologia. Para comprar essa roupa, você pegou algum veículo motorizado, foi até a loja, escolheu, deu um cheque ou cartão de crédito. Para a roupa ir da fábrica até a loja, também precisou de veículo, cálculo, logística... O pente, o xampu, o perfume, o sabonete, tudo o que você usou antes de vestir a roupa também precisou de tecnologia. Polímeros, já ouviu falar? Já esteve numa indústria que produz xampu e visitou seu departamento de pesquisa? Cada microscópio daqueles usa... tecnologia. Por sinal, já nem sequer existem laboratórios sem computadores. Toda essa revolução da biogenética a que estamos assistindo hoje nada seria sem os computadores. Assim, como você ninguém mais consegue imaginar sua vida sem TV, CD, rádio, PC, telefone e todas essas outras incontáveis siglas que cabem no armário da tecnologia.

Ah, sim, existem roupas cuja função parece mais a de ostentar uma etiqueta do que vestir-se confortavelmente. Alimentos devem vir direto da natureza, sem agrotóxicos, frescos como o orvalho. Celulares irritam, como ironizou memoravelmente Ettore Scola no filme O Jantar, quando o restaurante inteiro procura o telefone que está tocando. Certas pessoas acham que ter o carro e a engenhoca de última geração é ser como um extraterrestre no meio de um bando de gente obsoleta. O “fast-food” e o entretenimento abusam da tecnologia para fingir que não são aquilo que são por excelência: descartáveis. Nossa carteira tem tanto cartão que nem sabemos as tantas utilidades que nos fizeram subscrevê-lo. Os e-mails entopem a memória do computador, e o DVD que você comprou não serve para a área geográfica do aparelho.

Ao voltar, reler e analisar os elogios à tecnologia no primeiro parágrafo e as críticas no segundo, é possível reparar que as críticas não são à tecnologia, mas ao modo como ela nos domina ou domina nossa vida cotidiana, ampliando o estresse e a frustração. Sem tecnologia o homem não é nada. Sem tecnologia – atenção, Brasil – um país não é nada. Os produtos, as logísticas e os entretenimentos, sem tecnologia, seriam muito mais toscos e caros. Mas a tecnologia sem os homens e os países também não é nada. É da criatividade sem fronteiras daquele cientista indiano que trabalho em Londres ou daquele japonês que dá aula nos Estados Unidos que vem a esperança do homem no homem, tanto quanto dos direitos civis, dos acordos de paz, da possibilidade de comer todo dia, das artes e suas interpretações. É a pesquisa em ciência e tecnologia que faz o ser humano lembrar que tem a faculdade de resolver problemas, especialmente os que ajudou a criar.

Ora, quem criou a bomba atômica não foi a tecnologia, foi o homem que um dia se viu da realidade de sua construção. Assim, a mesma tecnologia pode espalhar uma mensagem atômica pelos quatro cantos do mundo para dizer que ela, tecnologia, é uma roupa que vestimos porque precisamos e queremos – e a qual podemos também tirar quando queremos e precisamos.

(Adaptado de Daniel Piza. In: Revista Classe, 2006, p. 28)

1. Observe as afirmativas abaixo:

I. No primeiro parágrafo, o autor faz o leitor refletir sobre os benefícios trazidos pela tecnologia no nosso cotidiano, fato que, muitas vezes, passa despercebido por nós.

II. No segundo parágrafo, o autor ignora, ironicamente, a questão de como a tecnologia, às vezes, atrapalha o dia a dia das pessoas.

III. No terceiro parágrafo, o autor aborda a ideia de que a tecnologia é importante para o desenvolvimento de um país, fomentando a criatividade e a busca de soluções para os problemas.

Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)

a) I e II apenas. b) I e III apenas. c) III apenas. d) I, II e III.

2. Do texto, NÃO é possível inferir que

a) o homem utiliza de forma indevida algumas tecnologias.

b) a tecnologia é responsável pelo desencadeamento de problemas irreversíveis à humanidade.

c) o progresso de um país depende de seu investimento em tecnologia.

d) o avanço científico permite maior acesso a bens de consumo.

3. Observe:

Para a roupa ir da fábrica até a loja, também precisou de veículo, cálculo, logística... (linhas 4 e 5)

Qual dos conceitos abaixo vai ao encontro do significado da palavra em negrito?

a) Área da administração que cuida do transporte e armazenamento de mercadorias.

b) Doutrina que pretende serem as relações empresariais redutíveis às relações da lógica.

c) Conjunto de estudos tendentes a expressar, em linguagem racional, as estruturas do pensamento.

d) Sistema de ideias, princípios e valores que buscam a logicidade na execução de atividades industriais.

4. Em qual alternativa o pronome destacado NÃO se refere à expressão indicada?

a) seu – indústria (parágrafo 1)

b) que – revolução da biogenética (parágrafo 1)

c) cuja – roupas (parágrafo 2)

d) sua – realidade (parágrafo 4)

5. Paralelismo é uma convenção da linguagem que consiste em apresentar ideias similares de uma forma gramatical idêntica. Dessa forma, é importante que, na organização de um período, os elementos possuam uma mesma função sintática e classe gramatical idêntica.

Levando em conta a afirmação acima, qual das construções apresenta quebra de paralelismo?

a) O autor do texto afirma que a tecnologia é indispensável ao desenvolvimento de um país e que o homem tem o dever de utilizá-la adequadamente, visando a diminuir as desigualdades sociais.

b) O autor do texto afirma ser a tecnologia indispensável ao desenvolvimento de um país e ter o homem o dever de utilizá-la adequadamente, visando a diminuir as desigualdades sociais.

c) O autor do texto afirma ser a tecnologia indispensável ao desenvolvimento de um país e que o homem tem o dever de utilizá-la adequadamente, visando a diminuir as desigualdades sociais.

d) O autor do texto afirma não só que a tecnologia é indispensável ao desenvolvimento de um país como também que o homem tem o dever de utilizá-la adequadamente, visando a diminuir as desigualdades sociais.

6. Justifique o uso dos pronomes demonstrativos em negrito no primeiro parágrafo.

7. Pronomes relativos são palavras que representam nomes já referidos e estabelecem relação entre duas orações. Ao empregá-los, devemos levar em conta a regência dos nomes ou verbos a que estão subordinados. Assim, antes do pronome relativo, deve ocorrer a preposição que for exigida pelo termo ao qual ele estiver associado. Ex.: Toda essa revolução biogenética a que estamos assistindo hoje...

Complete as frases abaixo, identificando a relação adequada:

a) Tecnologia voltada para o social é uma realidade __________ todos sonhamos.

b) A energia nuclear é uma tecnologia avançada ___________ benefícios não podemos nos esquecer.

c) O progresso ___________ lutamos pode trazer como consequência a poluição do meio ambiente.

8. Observe:

Sem tecnologia o homem não é nada. Sem tecnologia – atenção, Brasil – um país não é nada.

Você concorda com essa afirmação? Construa um parágrafo expondo e justificando seu ponto de vista a respeito dessa questão.

Um comentário:

  1. Concordo em parte,pois,mesmo antes de surgir a tecnologia, o homem conseguiu se virar bem,no entanto,logo após sua chegada,todos ficaram tão dependentes dela porque com a tecnologia as coisas ficaram mais faceis e pratica para todos.
    Tecnologia usada de modo correto fará o mundo evoluir.

    Ass : Mateus Parker

    tsi Modulo II

    ResponderExcluir