segunda-feira, 31 de maio de 2010

QUALIDADES E DEFEITOS DO TEXTO (1)

No texto a seguir, alguns termos foram grifados e certas expressões foram sublinhadas. Dê o significado das palavras negritadas no texto e justifique gramaticalmente o emprego das palavras e/ou expressões sublinhadas.

CINCO PRAGAS DA REDAÇÃO EMPRESARIAL[1]

Maria Helena da Nóbrega[2]

A redação empresarial possibilita a formalização escrita das atividades desenvolvidas nas instituições comerciais. Trata-se do registro formal da correspondência interna e externa ou do relato de uma situação profissional. Assim, comunicados, memorandos, cartas comerciais, relatórios etc., se bem escritos, fornecem um histórico de suma importância para as empresas, seja para resgatar etapas de um negócio efetivado com sucesso, seja para analisar por que determinada proposta não foi bem sucedida.

Se mal elaborada, a redação comercial não persuade. Propostas ambíguas levam a maior desperdício de tempo, para tentar entender a mensagem. Como a maioria não dispõe de tempo para decifrar textos intrincados, perdem-se negócios. Se a incomunicabilidade redacional se mantiver, haverá perda de credibilidade, ou seja, não haverá fidelização dos clientes ou consumidores, que terão uma predisposição ao descaso em relação a todas as mensagens veiculadas pela empresa.

Empresas de renome sabem da importância de ter funcionários com habilidades comunicacionais bem alicerçadas. Por isso cada vez mais solicitam redação nos processos de seleção. Elas procuram quem sabe se comunicar bem, pois esses funcionários irão representá-las e ajudarão a criar uma imagem positiva da empresa.

Como escrever

Os textos comerciais obedecem a uma unificação redacional que facilita a comunicação entre as empresas. No entanto, é preciso observar que essa padronização sofreu alterações simplificadoras. Para se ter uma ideia, a finalização dos textos oficiais, regulada em 1937, apresentava 15 padrões. Hoje, duas fórmulas de despedida. Apesar disso, a permanência de entulhos linguísticos, em alguns textos, ainda atrapalha a rapidez nos negócios.

Em meados dos anos 1980, quando a disputa de mercado passa a ser mais acirrada, as empresas tentam criar algum diferencial que permita sobreviver e ampliar os negócios. Nesse momento há uma atualização do estilo e da linguagem da correspondência empresarial. Essa modernização é notada não apenas na linguagem verbal, mas também no ambiente das corporações.

Há empresas que adotam um dia em que o terno e o tailleur ficam em casa, e os profissionais podem vestir-se em estilo casual para ir trabalhar. Como a roupa é linguagem, tal concessão revela a criação de um ambiente que se expandirá para outras linguagens – as relações entre os colegas ficam menos distantes, as horas de lazer são valorizadas,o poder das decisões sai do eixo vertical e passa a ser mais horizontalizado. Do mesmo modo, essas alterações invadem a esfera da linguagem verbal e renovam o texto empresarial.

Concisão e clareza

A redação empresarial prioriza o estilo conciso e claro. A concisão é necessária pela rapidez das informações. Não há tempo a perder, sobretudo no mundo dos negócios. A clareza impõe-se pela obrigatoriedade de dados precisos, estruturas textuais coesas e coerentes, processos argumentativos persuasivos. Um contrato não será assinado se não houver clareza nas cláusulas propostas. Da mesma forma, investimento financeiro será concedido só se a argumentação for convincente.

O texto comercial atual dá preferência a vocabulário simples, usual, sem expressões herméticas que tentam mostrar erudição, mas dificultam a compreensão. Porém, simplificação vocabular não significa repetição excessiva de certas palavras. É preciso, portanto, que o empresário tenha o hábito da leitura, para transitar sem tropeços pelos sinônimos de que a língua dispõe. Além disso, ele deve familiarizar-se também com expressões próprias do meio empresarial e com os termos teóricos da sua área de atuação. Sem isso, o texto transmitirá amadorismo e fragilizará qualquer proposta profissional.

Hábito de leitura

Tropeços redacionais como os exemplificados nestas páginas são mais facilmente eliminados quando se tem o hábito de leitura de textos bem escritos. Como a redação da correspondência empresarial demanda rapidez, convém redobrar a leitura de livros específicos da área do profissional e outros, pois essa atitude trará ampliação do vocabulário, o que facilitará a redação de textos coesos e coerentes.

Acrescente-se a isso particularidades da redação do texto, que deve ser impessoal. A clareza e concisão serão fundamentais na composição da mensagem. A linguagem deve ser culta, ou seja, adequadamente formal. Sem sofisticações desnecessárias – vocabulário simples, mas não vulgar.

Vale a pena consultar o Manual de Redação da Presidência da República (2ª. edição, 2002), que atualiza e uniformiza as normas de redação oficiais. Encontrado no site: www.presidencia.gov.br

A PRAGA DOS CHAVÕES

Na busca de arejamento do texto, dispensam-se chavões e expressões em desuso, que apenas ampliam os caracteres do texto, mas nada acrescentam à mensagem. Eis alguns exemplos de sugestões redacionais:

Em vez de

Use

Acusamos o recebimento de...

Recebemos...

Levamos ao seu conhecimento...

[entrar diretamente no assunto]

Outrossim/Esclarecemos outrossim...

Ainda... OU Também...

Sem mais/Sem mais para o momento/ Sem outro particular/ Sendo o que se nos oferece para o momento...

Atenciosamente

Temos em mãos sua carta...

[entrar diretamente no assunto]

Vimos pela presente/ Vimos por meio desta...

[entrar diretamente no assunto]

A PRAGA DAS REDUNDÂNCIAS

O ritmo acelerado da leitura, bem como a necessidade de objetividade, exige que não apareçam tautologias, afinal, escrever a mesma coisa com outras palavras apenas tomaria mais tempo do (quase sempre) apressado leitor. Assim, deve-se prestar atenção em algumas expressões usuais, mas cuja tautologia não se justifica:

Em vez de

Use

A seu critério pessoal

A seu critério

Comparecer em pessoa

Comparecer

Encarar de frente

Encarar

Inteiramente à disposição

À disposição

Interromper de uma vez

Interromper

Nos dias 20, 21 e 22 inclusive

Nos dias 20, 21 e 22

Planejar antecipadamente

Planejar

Repetir outra vez

Repetir

Retornar de novo

Retornar

Surpresa inesperada

Surpresa

Última versão definitiva

Versão definitiva

Primeira prioridade

Prioridade

Há dez anos atrás

Há dez anos OU Dez anos atrás

A PRAGA DAS PALAVRAS EM EXCESSO

A mesma busca de concisão requer que se evitem circunlóquios ou perífrases, ou seja, dizer em muitas palavras o que se poderia dizer em poucas, como nos exemplos abaixo.

Em vez de

Use

Chegar a uma conclusão

Concluir

Chegar a uma decisão

Decidir

Conduzir uma investigação a respeito

Investigar

Fazer um exame

Examinar

Levar a efeito um estudo

Estudar

Levar a efeito uma tentativa

Tentar

A FALTA DA PADRONIZAÇÃO

No tocante à data, para não iniciar o texto com desvios, convém lembrar que o nome dos meses deve ser grafado em letra minúscula. Se o número que indica o dia do mês for composto de apenas um dígito, não se coloca zero antes dele (7, e não 07). Além disso, no ano não há ponto depois do milhar. Portanto: São Paulo, 3 de novembro de 2008.

Para a saudação final do destinatário, padronizaram-se dois fechos:

a) para autoridades superiores à do remetente: “Respeitosamente,”;

b) Para autoridades da mesma hierarquia ou de hierarquia inferior à do remetente: “Atenciosamente,”.

Todos os textos devem trazer o nome e o cargo do remetente. Não se usa mais colocar traço no local onde a pessoa assinará. Portanto:

(espaço para assinatura)

Sérgio de Abreu

Chefe da Seção

A PRAGA DO TRATAMENTO

No endereçamento, pode-se adotar Senhor ou Senhora e “fica dispensado o emprego do superlativo ilustríssimo para as autoridades que recebem o tratamento de Vossa Senhoria e para particulares”, conforme o Manual de Redação da Presidência da República (2002, p. 10). Como exemplos:

À Senhora Professora Senhor Diretor do Departamento de Publicidade

Roseli Cunha José de Camargo

A preposição e o artigo (À ou Ao) é facultativa (pode aparecer ou não).

Se o documento for encaminhado a autoridades, deve-se usar a fórmula de tratamento e a invocação pertinentes ao cargo, como na tabela deste quadro.

Em caso de dúvida, a consulta a uma gramática resolverá o problema.

FÓRMULAS DE TRATAMENTO RECOMENDÁVEIS

Cargo

Fórmula

Invocação

Embaixador

Excelência

Exmo. Sr.

Ministro

Excelência

Exmo. Sr. Ministro

Reitor

Magnificência (Magnífico Reitor)

Exmo. Sr. Reitor



[1] Texto originalmente publicado na Revista Língua Portuguesa, n. 38, dez 2008.

[2] Professora do Departamento de Letras Clássicas e vernáculas da USP. Autora de Estratégias de comunicação em grupo.

4 comentários:

  1. É importante que alguns aspectos do texto sejam observados, visando a sua clareza e concisão, ou seja, escrever de forma clara e direta, facilitando a compreensão. Fazer uso de linguagem adequada é essencial, porém, deve-se ter cuidado para evitar excessos e redundâncias, que tornam o texto confuso e comprometem sua qualidade.

    Nomes: Maristela, Bruna, Rodrigo Borges

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  2. Este comentário foi removido pelo autor.

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  3. A importância de uma escrita clara e limpa em uma redação empresarial facilita o entedimento de todos, além de ser necessário que a redação seja no mínimo compreensivel.
    Evitar redundâncias,é um fator que contribui em demasia para que o texto seja claro, pois confude o leitor em certos avisos ou comunicados.
    Saber os pronomes de tratamento faz com quem ninguem seja desrespeitado ou remetido a um cargo inferior,e utilizados de forma correta não causam nenhum problema.

    Rodrigo Afonso, Mishell Weber.

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  4. Não entendi a proposta do exercicio, no seu enunciado pede para dar o significado das palavras em negrito e justificar gramaticalmente o emprego das palavras sublinhadas. E ao ler os comentários dos meus colegas percebi apenas comentários referentes aos textos lidos.
    O que é para fazer?
    Se puder me responda pelo seguinte email:
    julianakaster@hotmail.com
    Att:juliana Kaster

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