segunda-feira, 17 de maio de 2010

EXPOSIÇÃO ou EXPLICAÇÃO

Veja como o seguinte texto está organizado.

Celular pode explodir posto de gasolina?

A lenda diz que ligar ou desligar o telefone no posto emite eletricidade estática e pode mandar tudo pelos ares. Isso surgiu numa corrente de e-mail ainda nos anos 1990 (tem no Google). Sim, eletricidade estática pode colocar líquidos inflamáveis em combustão, mas celulares não emitem quantidade suficiente. Por outro lado, há baterias defeituosas que podem causar incêndios [...].

Galileu, n. 204, jul. 2008, p. 14.

Não há, no texto acima, nem o relato de um fato, nem a apresentação das características de um ser ou objeto. O que é feito é a explicitação das relações entre emissão de eletricidade estática e a combustão de líquidos inflamáveis, ou melhor, os possíveis efeitos nocivos desse tipo de associação. Portanto, o texto é essencialmente explicativo.

Esse discurso de base é encontrado em textos cuja intenção principal é apresentar, explicar ideias e conceitos. Informa-se o leitor ou ouvinte sobre determinado tema, uma nova linguagem de programação, por exemplo. Esse tema será apresentado através de definições, comparações, contrastes, analogias. Aqui, o autor do texto possui um saber que quer compartilhar, tornar coletivo.

O conteúdo dos textos de base expositiva centra-se no referente. Por definição, incluem-se nessa categoria os textos impessoais, objetivos, cuja intenção é levar ao conhecimento do leitor informações “puras”.

Em princípio, o texto de base expositiva caracteriza-se por não ser marcado em relação à presença nem do autor nem do leitor. Essa neutralidade, no entanto, é intencional, é o resultado do esforço do autor de imprimir ao seu texto um efeito de objetividade.

Além disso, o objetivo desse tipo de texto, aparentemente, não é veicular o ponto de vista de um indivíduo sobre a realidade, mas destacar o conteúdo das afirmações feitas. Porém, é importante ter sempre em mente que isso é um efeito de discurso, porque expor ideias, quaisquer que sejam, envolve tomadas de posição (nunca se tem a coisa em si, mas como ela é vista por alguém).

Linguisticamente, textos expositivos apresentam marcas como:

ü distanciamento do falante em relação àquilo que fala, resultando num texto objetivo, escrito, geralmente, em terceira pessoa;

ü predicados organizados em torno de verbos como ser, ter, conter, consistir, compreender, indicar, significar, constituir, denominar, designar;

ü sinais de pontuação que introduzem explicações ou citações (dois-pontos, parênteses, aspas, duplo travessão);

ü orações explicativas introduzidas pelas conjunções pois e porque;

ü marcas de comparação (assim, igualmente, como, da mesma maneira que, ao contrário de);

ü expressões de reiteração e reformulação (isto é, ou seja, melhor dizendo, em outras palavras);

ü emprego de exemplificações (por exemplo, como é o caso de);

ü emprego de definições, ressaltando o significado de palavras ou expressões;

ü emprego de expressões organizadoras (em resumo, até aqui, como já foi falado) e ordenadoras de informação (em primeiro lugar, em segundo lugar, por um lado, por outro).

Em geral, a exposição é encontrada em resumos, textos de divulgação científica, livros técnicos, anotações, definições, ensaios, manuais didáticos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário