segunda-feira, 5 de abril de 2010

TIPOS DE TEXTO

Tipos de texto ou discursos de base são modos de organizar os diferentes textos. Assim, um relatório, por exemplo, organiza-se em torno da narração, uma crônica pode se organizar em torno da narração e da descrição, um anúncio classificado se organiza em torno da descrição e um editorial pode se organizar com quatro tipos de discurso: narração, descrição, exposição e argumentação. Naturalmente, em um texto, sempre vai predominar um determinado discurso de base.

Conforme sua função e intencionalidade, prevalecerão certas estruturas sintáticas, tempos e modos verbais, classes de palavras, combinações, etc. de modo que é possível, examinando-o, determinar o discurso de base ou tipo de texto predominante.

Grosso modo, há cinco deles:

Tipos Textuais

Narrativo

Descritivo

Argumentativo

Explicativo ou expositivo

Instrucional ou injuntivo

Tipo textual predominante em gêneros como crônica, romance, fábula, piada, conto, relatório, notícia de jornal, etc.

Tipo textual predominante em gêneros como retrato, anúncio classificado, lista de ingredientes de uma receita, lista de compras, cardápio, etc.

Tipo textual predominante em gêneros como manifesto, sermão, ensaio, editorial de jornal, crítica, monografia, dissertação, tese, etc.

Tipo textual predominante em gêneros como aulas expositivas, capítulos de livro didático, verbetes de dicionário e enciclopédias, etc.

Tipo textual predominante em gêneros como horóscopo, receita culinário (modo de fazer), manual de instruções, livros de autoajuda, propagandas, etc.

José de Nicola. Português. v. 1. São Paulo: Scipione, 2005. p. 157.

Nenhum comentário:

Postar um comentário