segunda-feira, 5 de abril de 2010

Descrição

Agora, leia este texto.

Uma rede de área de sistema (SAN) é uma classe nova de comunicação de alto desempenho interconnector que foi recentemente lançada. Fica disponível para clusters do computador ou de estação de trabalho. O Windows 2000 Datacenter Server suporta SAN com determinado hardware.

Redes de área de sistema fornecem elevada largura de banda (mais do que 1 GB/segundo) com muito baixa latência. SAN são trocadas com um concentrador comum suporte 4 a 8 nós. É possível criar redes maiores de concentradores em cascata. Limitações de comprimento do cabo podem variar entre metros uns para alguns quilômetros.

Uma SAN é normalmente utilizada para interligar nós num sistema informático distribuído, tal como um cluster. Estes sistemas são membros de um domínio administrativo comum e estão normalmente em proximidade física. Uma SAN é assumida como fisicamente segura. (Adaptado de http://support.microsoft.com/kb/260176/pt. Acesso em: 5 abr. 2010.)


Como você deve ter notado, esse texto não nos conta um fato, mas sim apresenta um produto – as redes de área de sistema –, enumerando suas características principais. É, pois, um texto descritivo.

A descrição é um discurso de base que sustenta textos em que se caracteriza algo ou alguém, em que se colocam em evidência as características que se percebe do objeto observado. Esse tipo de texto provoca uma imagem, um reconhecimento do que foi caracterizado.

Sendo assim, descrever é criar imagens com palavras. As descrições apresentam informações apropriadas sobre algo (objeto, pessoa, ambiente). Para o escritor, a descrição precisa responder, pelo menos, a algumas destas perguntas:

Ø O que é isto?

Ø Para que serve?

Ø Isto se parece com quê?

Ø De que é feito?

Ø Como funciona?

Ø Quando isso ocorreu?

Ø Quem fez e como?

A descrição evidencia a percepção que o autor tem dos objetos e dos sentimentos através dos cinco sentidos. Ela é o resultado da contemplação e da apreensão de algo objetivo ou subjetivo que foram mediatizadas pelos cinco sentidos.

De acordo com a finalidade, se faz a descrição. Uma flor pode ser descrita por um poeta para compará-la artisticamente à sua amada ou ser descrita por um botânico para o estudo de suas características.

Também é diferente a descrição de um aparelho para que um leigo saiba como usá-lo ou para que um técnico tenha as indicações necessárias a fim de poder fazer um conserto. Portanto, conforme a finalidade, escolhe-se o ponto de vista: o que deve ser apresentado com destaque, que pormenores devem ser escolhidos, em que ordem descrever.

Dependendo do ponto de vista e da atitude de quem escreve, a descrição pode ser:

a) objetiva: busca-se o retrato mais fiel da realidade, ser ou objeto descrito. Nesse tipo, a qualidade mais importante será a precisão, a exatidão. É uma forma de exposição e geralmente é analítica. Esse tipo de descrição presta informações objetivas, analisando e distinguindo as partes que compõem o objeto da descrição. Encontra-se a descrição objetiva em manuais, retrato falado, cartas, ensaios, livros de guia, histórias ou anúncios, onde e quando a descrição oferece meras informações sobre certo objeto.

b) subjetiva: retrata-se o ser ou objeto sob a perspectiva de quem escreve, existe um “descomprometimento” com a exatidão, com a realidade; selecionam-se as informações a partir das impressões, das sensações despertadas. É o tipo de redação que descreve a impressão do mundo captada pelos sentidos do escritor, de acordo com sua sensibilidade e imaginação. A descrição subjetiva é mais comum em textos como crônicas, romances, novelas, contos.

Gramaticalmente, predominam nos textos descritivos:

ü frases nominais e orações centradas em predicados nominais;

ü formas verbais no presente ou pretérito imperfeito;

ü adjetivos;

ü advérbios de lugar, identificando a dimensão e/ou disposição espacial do objeto descrito;

ü períodos curtos e coordenação.

Hêndricas Nadólskis[1] destaca ainda a descrição técnica, a qual

descreve objetos, maquinismos, componentes, processos; especifica qualidades do todo e das partes; analisa o funcionamento. Caracteriza-se pela precisão do vocabulário, cuidadosa escolha dos pormenores significativos, linguagem correta, objetiva, com frases curtas e diretas.

Basicamente, a descrição técnica pode ser de objeto ou de processo. A descrição de objeto define, apresenta características, mostra as partes e funções, indica finalidades. A descrição de processos apresenta seu desenvolvimento em ordem cronológica, com indicação clara das frases, realçando a ação, os movimentos e apresenta resultados. Desenhos gráficos ajudam a entender melhor o processo. Os pormenores devem ser criteriosamente selecionados para não se confundir a compreensão do que é essencial. (2005, p. 133-134)

Exemplo de descrição técnica:

VELOCIDADE MÁXIMA NA INTERNET

“Você agora vai conhecer Speedy – a mais nova maneira de acessar a Internet. É até 100 mais veloz do que o acesso discado convencional. A tecnologia Speedy (ADSL) possibilita o envio e recebimento de dados em altíssima velocidade e a conexão direta com o seu provedor garante segurança, privacidade nos e-mails e sites acessados, além de uma qualidade muito maior. Além disso, permite o funcionamento do seu telefone e do seu aparelho de fax simultaneamente.

É veloz. Muito mais veloz. Você consegue baixar filmes, músicas e jogos com altíssima qualidade de som e imagem.”

Mala direta da Telefônica

Esquematizando, podemos diferenciar narração e descrição da seguinte maneira:

Sequência narrativa

Sequência descritiva

Foco no fato e na ação.

Foco no ser.

Noção processual, de progressão temporal.

Noção estática, de permanência temporal.

Predominância de verbos de ação, circunstanciais espaço-temporais.

Predominância de verbos de estado, adjetivos e circunstanciais espaciais.

Fonte: José de Nicola. Gramática da palavra, da frase, do texto. São Paulo: Scipione, 2004. p. 450.



[1] NADÓLSKIS, Hêndricas. Comunicação redacional. 10. ed. São Paulo: Saraiva, 2005.

17 comentários:

  1. Nosso projeto visa produzir uma Biblioteca Multimídia contendo livros, apostilas, trabalhos academicos, tutoriais, vídeos e links para diversos outros materiais, com conteúdos específicos voltados à área de tecnologia oferecendo acesso universal, sendo que qualquer aluno poderá ter acesso à informação de qualquer lugar onde haja uma conexão Web, trazendo, acessibilidade, conhecimento, facilitando pesquisas e propagando a integração entre o conhecimento e informação.

    Acauan

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  2. Sistems de Biblioteca Multimídia - SisBM
    Um sistema de biblioteca virtual que reúna conteúdos acadêmicos do Curso Superior em Tecnologia de Sistemas para Internet, a fim de facilitar a pesquisa e desenvolvimento do aluno. Contando com uma área de livros, que irá indexar todas obras contidas na instituição. Também contará com um acervo multimídia, que terá desde vídeos até podcasts.


    Guilherme

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  3. Este comentário foi removido pelo autor.

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  4. O projeto do segundo módulo do curso de TSI será uma biblioteca multimídia localizada em uma página da internet denominada SysBM, que visa facilitar o acesso a informações relacionadas com as cadeiras do curso de TSI.
    A biblioteca será um local onde se poderá assistir videos,ler tutorias, projetos de outros módulos, obter dicas de livros relacionada a area de tecnologia entre tantas outras possibilidades que um usuario apos estar logado poderá usufruir.

    mauricio

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  5. O projeto SisBM (Sistema de Biblioteca Multimídia)constitui-se da construção de uma ferramenta web (um site) o qual disponibilizará conteúdos relacionados a formação acadêmica do aluno do Curso Superior de Sistemas para a Internet por meio de artigos, tutoriais, áudio e vídeo.

    Esse projeto também disponibilizará espaço para o usuário interagir com os demais alunos do curso por meio de fóruns ou na construção de textos coletivos.

    Por fim o SisBM proporcionará ao usuário do sistema um meio de adquirir, compartilhar e construir o conhecimento.


    :P
    Neimar Mendes Lima...

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  6. Anderson Fonseca - TSI módulo 2
    O projeto da turma do segundo módulo consiste em uma bilibioteca virtual multimídia. Neste sistema poderemos encontrar, de forma organizada, materiais relacionados ao curso. Organizados por categorias como: Livros, apostilas, tutoriais e multimidia(áudio e vídeo), todo o contéudo estará disponível aos usuários cadastrados já os usuários não cadastrados terão acesso restrito à certas áreas. Ao entrar no sistema, aqueles que possuírem cadastro, poderão visualisar seu perfil, o qual contará com dados de suas atividades, como favoritos por exemplo. Os usuários também terão a possibilidade de indicar conteúdos para a biblioteca, os quais devem ser aprovados pelos moderadores.

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  7. O projeto final do segundo módulo do TSI será um sistema de bibilioteca multimídia. No sistema serão disponibilizados diversos tipos de documentos, como vídeos, imagens,livros, monografias, trabalhos de conclusão de curso, entre outros. O sistema terá 5 menus que serão wiki, forúm, tutoriais, livros, trabalhos acadêmicos e apostilas. Tanto alunos quanto professores terão acesso ao sistema, por meio de um cadastro que terá que ser aprovado por um moderador. O principal objetivo da implementação do sistema é fornecer ao aluno um ambiente onde ele possa estudar, debater assuntos, pesquisar e postar conteúdos.

    Jociele.

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  8. Nosso projeto, visa a criação de uma biblioteca de midías virtuais.Oferecendo o acesso a todos os estudantes do curso de Tecnologia em Sistemas para Internet,e também a visitantes que forem cadastrados no sistema.O acesso a esse sistema poderá ser feito de qualquer computador que possua acesso a internet.

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  9. Juliana
    O Projeto Modulo II de CSTSI tem como principal foco uma biblioteca multimídia, no qual foi designado o seguinte nome: SISBM, o qual tem como significado Sistema de Biblioteca Multimídia.
    A SISBM possui um menu com seis opções: Livros, Trabalhos Acadêmicos, Biblioteca Multimidia, Tutoriais e Apostilas, Fórum e Wiki.
    Além dessas opções possui ainda a opção de pesquisa e cadastro de usúarios, onde o usúario cadastrado tera acesso a seus favoritos e permissões para comentar o fórum e solicitar a aprovação de tutoriais.

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  10. O projeto de conclusão do segundo módulo tem como finalidade a criação de um sistema de biblioteca multimidia tendo como objetivo produzir conteúdos específicos na área de tecnologia e de acesso universal da qual, qualquer aluno possa ter acesso a informação de qualquer lugar onde haja conexão web.
    A turma foi motivado pelo fato de que na area de tecnologia de informação há muito poucos livros sobre o assunto então pensamos em criar uma biblioteca voltada para essa area. A biblioteca multimidia vai abranger Livros/apostilas, Trabalhos acadêmicos/tutoriais, Biblioteca multimidia,
    Fórum e Wiki .

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  11. O projeto do segundo modulo do curso superior de tecnologia em sistemas para internet vem com o intuito de melhorar o acesso a documentos, livros, e todo tipo de material tanto literário quanto multimídia, aos alunos do curso com o SysBM.
    SysBM é o sistema de biblioteca multimídia primeiramente voltado ao curso porem com acesso de todos com meterias principais: tutoriais , livros, apostilas ,wiki ,fórum ,vídeos ,áudio e muito mais.
    Assim ajudando no aprendizado do aluno independente do seu modulo.

    Kalléu S. M.

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  12. O projeto SisBm que está em fase de desenvolvimento pelos alunos do segundo módulo do curso de Tecnologia em Sistemas para Internet, é constituido basicamente por um conjunto de livros e apostilas que serão disponibilzadados para alunos adquirirem mais conhecimento e servir de auxilio na produção de trabalhos acadêmicos.O sistema terá também fórum para o debate entre alunos e e professores sobre qualquer assunto relativo ao curso também conterá uma enciclopédia que será editada pelos alunos.



    Rodrigo Afonso

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  13. O projeto do segundo módulo, entitulado de SisBM, é uma biblioteca multimídia que reúne informações acadêmicas da área de Tecnologia da Informação. O site hospedará tutoriais, apostilas, artigos, teses, projetos, resumos de livros, locais para compra de exemplares, links para vídeos-aula, podcasts, fóruns e uma enciclopédia livre (wiki).

    Ele é direcionado para o curso de Sistemas de Internet, do Instituto Federal Sul-Rio-Grandense e visa aprimorar o conhecimento de seus alunos, além de integrá-los com os outros e motivá-los a desenvolver a pesquisa e o interesse pelos estudos.

    Apesar de ser aberto ao público em geral, alguns conteúdos serão disponibilizados apenas para aqueles que forem cadastrados no site (alunos, professores e eventuais convidados). Dessa forma, só terão acesso quando se estiverem logados.

    Professores e alunos poderão contribuir com o material do site, enviando links ou os próprios arquivos a serem postados. Entretanto, é preciso a aprovação do moderador para que o conteúdo vá para o ar. Ele também é responsável pela categorização do material.

    O planejamento do projeto será feito nesse semestre, enquanto a implementação será no próximo. Ao que tudo indica teremos um bom resultado, pois se trata de uma idéia útil, aliada ao empenho dos envolvidos.

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  14. O projeto SISBM, da turma do segundo módulo de 2010 do curso Tecnológico de Sistemas para Internet, consiste em uma promessa de maior integração e interação entre todos do curso. E isso será possível através de um repositório virtual onde todos os trabalhos e informações coletadas ou criadas pelos próprios alunos estarão disponíveis pra todos do curso, inclusive para alteração caso algum integrante do curso resolva acrescentar alguma informação. Esse repositório poderá ser acessado por outras pessoas de fora do curso devidamente cadastradas, mas essas pessoas não poderão copiar nem alterar nenhuma informação.
    Também será criado espaços para a consulta de pelo menos títulos de livros sobre assuntos interessados ao curso. O projeto abrange áreas multimídias também com vídeos e áudios.

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  15. O projeto SISBM, da turma do segundo módulo de 2010 do curso Tecnológico de Sistemas para Internet, consiste em uma promessa de maior integração e interação entre todos do curso. E isso será possível através de um repositório virtual onde todos os trabalhos e informações coletadas ou criadas pelos próprios alunos estarão disponíveis pra todos do curso, inclusive para alteração caso algum integrante do curso resolva acrescentar alguma informação. Esse repositório poderá ser acessado por outras pessoas de fora do curso devidamente cadastradas, mas essas pessoas não poderão copiar nem alterar nenhuma informação.
    Também será criado espaços para a consulta de pelo menos títulos de livros sobre assuntos interessados ao curso. O projeto abrange áreas multimídias também com vídeos e áudios.
    Rodrigo Borges

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  16. O projeto da turma do segundo semestre de 2010 do Curso Superior em Tecnologia de Sistemas para Internet,é uma biblioteca multimídia que será composta por livros, tutorias, apostilas, vídeos entre outros meios de informação. Elá será voltada para os alunos do curso obterem auxílio e terem uma fonte confiável de informações, onde poderão aprimorar seus conhecimentos na área. Contará também com um fórum onde poderão entrar em contato com outros alunos para tirar dúvidas e obter ajuda.

    Rodrigo Pizarro

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