A fala é a realização individual da língua. Cada indivíduo tem, portanto, um estilo próprio oral ou escrito.
O texto falado é criado no próprio momento da conversação. É espontâneo e não planejado. Além disso, a presença de interlocutores permite gestos, indicações, explicações, repetições, expressões faciais e outros recursos. As frases costumam ser curtas, cortadas, interrompidas, com inversões na ordem das palavras e outras características.
Ainda que possamos construir textos escritos não planejados, o mais comum é o texto escrito planejado em níveis que variam do muito planejado ao pouco planejado.
Em determinadas circunstâncias, a linguagem falada também pode ser mais ou menos planejada, com uma expressão mais pausada e refletida, como em um discurso de improviso, o depoimento a um juiz ou em uma entrevista para a obtenção de emprego, por exemplo. Portanto, pode haver escritas e falas extremamente formais ou informais.
Além das variações decorrentes do nível de planejamento, outro aspecto que interfere na construção de textos, falados ou escritos, é o estilo do locutor.
Falar é escolher a alternativa que parece melhor, em cada caso, para expressar mensagens que se deseja. As escolhas que vão sendo feitas entre palavras, expressões e estruturas vão dando ao texto suas características estilísticas. Com as escolhas, a expressão do locutor é personalizada em cada texto, marcando sua diferença em relação aos outros. E a língua se abre, desse modo, como um amplo espaço de liberdade.
Veja a seguir alguns exemplos das inúmeras possibilidades expressivas da língua. Em cada caso, tem um conteúdo básico e algumas maneiras alternativas de expressá-lo:
a) Parece que o menino foi visto nas redondezas do cinema.
Parece que viram o menino perto do cinema.
Disseram que alguém viu o menino perto do cinema.
b) A tempestade esvaziou a praia.
A tempestade deixou a praia vazia.
A tempestade fez a praia esvaziar-se.
c) O que será que aconteceu com eles ontem?
O que terá ocorrido com eles ontem?
d) Já aprontaram a pintura da casa.
A pintura da casa já está pronta.
e) Ontem as meninas custaram pra dormir.
As meninas demoraram para adormecer ontem.
f) Eu dei aquele livro pra ele.
Eu dei a ele aquele livro.
Eu lhe dei aquele livro.
g) Eles nos mandaram sair mais cedo.
Eles mandaram que nós saíssemos mais cedo.
Eles mandaram que saíssemos mais cedo.
h) Ele anda vendo todos os jogos do campeonato.
Ele tem assistido a todos os jogos do campeonato.
Nenhum comentário:
Postar um comentário