Sua tarefa é bastante simples: complete as lacunas com o pronome (pessoal, relativo, demonstrativo ou possessivo) adequado. Além disso, escolha, entre as opções de conectivos apresentadas entre parênteses, a que considera mais apropriada.
XADREZ E SUCO DE SIRIGUELA
Não sabe o que uma coisa tem a ver com a outra? A americana Caterina Fake criou um site que faz conexões esquisitas para lhe dar boas recomendações
“Desce o de sempre, garçom.” Em poucos minutos, chega ao balcão _________ sanduíche favorito. Para beber, um suco de siriguela com cupuaçu, com pouco açúcar, do jeito _________ você gosta. É a primeira vez que você vai _________ bar. (Para/Por) “descer o de sempre”, o garçom fez algumas perguntas aparentemente desconexas: Você acredita em alienígenas? Joga bem xadrez? Já gastou mais de US$ 150 num jeans? Pode parecer estranho, (e/mas) é assim que funciona o Hunch, um site de recomendação de produtos e serviços. _________ dá sugestões ao internauta a partir de algumas perguntas, comparando as respostas de outros usuários. A comparação cria grupos de consumidores com gostos em comum. Alguns exemplos: (porque/se) você é filho único, tem mais chance de gostar de gatos que de cães; (se/mas) acredita em discos voadores, é mais provável que goste mais de Pepsi que de Coca.
O Hunch nasceu em junho do ano passado. No início, _________ funcionava (como/de acordo com) um site para responder (e/ou) fazer perguntas, como o Yahoo! Respostas. O internauta à procura de um novo smartphone digitava “Devo comprar um iPhone ou um BlackBerry?”. (Apesar/Depois) de responder a algumas perguntas, o site _________ dava uma resposta. Recentemente, ele passou por uma reformulação. (Além de/Após) indicar qual é a melhor opção, o site também dá sugestões de lojas on-line que vendem produtos e serviços. Uma ferramenta _________ se torna poderosa ao facilitar a vida do consumidor on-line ao mesmo tempo que facilita o processo de venda dos sites de comércio eletrônico.
Por trás do Hunch está a americana Caterina Fake, de 42 anos, _________ criou o Flickr, um álbum de fotos on-line com recursos de redes sociais. A invenção _________ levou em 2006 para a lista das 100 pessoas mais influentes do mundo, publicada pela revista Time. (Quando/Desde que) vendeu o Flickr ao Yahoo!, em 2005, por US$ 35 milhões, Caterina recebeu convites para assumir empresas vistas como promissoras. A única proposta _________ a seduziu foi de Chris Dixon, outro jovem empreendedor do mundo da internet e hoje cofundador do Hunch com Caterina. Dixon queria que Caterina usasse _________ ela havia aprendido com o Flickr: incentivar as pessoas a colocar cada vez mais informações dentro de uma rede. Caterina parece ter conseguido. Quanto mais perguntas você faz e responde, quanto mais gente de _________ perfil você segue, melhor o resultado em sua busca. (Mas/Embora) o objetivo dela não para por aí. Em uma recente reportagem na revista Wired, ela disse _________ é o principal desafio do Hunch: “Queremos conectar todas as pessoas na internet a todos os objetos na internet. Seja o objeto um produto, um serviço ou outra pessoa”.
É uma missão _________ lembra a do Google. Só que, além de usar o perfil de buscas para aprimorar resultados, o Hunch tenta conhecer o usuário. Especialistas em internet consideram_________ a mais promissora ideia do mercado de buscas. No início do ano, o Google comprou um site similar, o Aardvark, por US$ 50 milhões. No ano passado, dois funcionários do Facebook abandonaram a empresa para fundar outro buscador _________, o Quora. O Aardvark e o Quora têm o mesmo princípio do Hunch. Combinam o conteúdo gerado espontaneamente pelo usuário com códigos avançados de cruzamento de informações. Os três estão disponíveis apenas em inglês.
Um site que conhece você
Como funciona o Hunch, uma rede social especializada em dar dicas de produtos e serviços
1. Assim que você cria sua conta (que pode ser vinculada a seu Twitter ou ao Facebook), o Hunch lhe faz 20 perguntas para conhecer seu estilo de vida.
2. O Hunch cruza suas informações com as de outros usuários. Um sistema de códigos compara suas respostas e encontra perfis de consumo semelhantes ao seu.
3. Ao longo da navegação, o site faz mais perguntas sobre você. Mas você pode ignorá-las, se quiser. Você também pode ajudar a tirar dúvidas de outros usuários.
4. Quanto mais você usar o Hunch e responder às perguntas, ou der dicas a outros usuários, mais o site conhece seu gosto pessoal e afina o resultado das buscas.
5. Você também pode adicionar amigos e avaliar produtos, como se faz no Yahoo! Respostas. O Hunch também funciona como uma rede social.
(FERRARI, Bruno. Xadrez e suco de siriguela. In: Revista Época, 9 ago. 2010, p. 70)
Agora, pesquise mais sobre essas novas ferramentas e redija um texto similar ao boxe acima explicando como funciona o Quora e o Aardvark.
Como funciona o Quora:
ResponderExcluir1- Quora é uma base de dados de conhecimento criada pela sua comunidade e para a comunidade, sobre qualquer assunto.
2- Utlizadores do Quora podem colocar qualquer questão e obter a resposta por pessoas que também estão interessadas num determinado tema.
3- E é na partilha de experiência que o Quora realmente se destaca: Ao se colocar uma questão sobre a empresa “y combinator” provavelmente quem irá responder é um dos Senior Partners da empresa em questão.
4- Quora apenas permite uma resposta de cada utilizador por pergunta.
5- Mesmo que todos os utlizadores estejam registados é possível responder ou fazer questões de modo anónimo.
Como funciona o Aardvark, um serviço de busca social:
ResponderExcluir1. É um serviço de busca social que conecta usuários online com amigos ou amigos de amigos para responderem suas perguntas.
2. Ele leva em consideração o gráfico social do usuário realizando uma busca a partir do mesmo.
3. Pode ser usado para fazer perguntas subjetivas onde o julgamento e a avaliação humana é necessária.
4. Quando o usuário se cadastra o Aardvark é adicionado ao cliente de mensagens instantâneas do mesmo, podendo a pessoa fazer perguntas por este ou pelo e-mail.
5. O Aardvark suporta atualmente o Google Talk, Windows Live Messenger, AOL Instant Messenger e o Yahoo Messenger.
Como funciona o Quora, um mercado de conhecimento online:
1. Uma coleção continua e evolutiva de perguntas e respostas criadas, organizadas e edidatadas por todos que o usam.
2. O Quora agrega perguntas e respostas a diversos tópicos e permite aos usuários sua colaboração nos mesmos.
3. Os usuários podem fazer perguntas de determinado tema e terem estas respondidas por pessoas com o mesmo interesse no assunto.
4. Pode se integrar com sua conta do Facebook ou do Twitter.
5. Recentemente uma função de blog chamada Quora Posts foi adicionada.
Como funciona o Quora:
ResponderExcluir1- O Quora é um site de perguntas e respostas onde os usuários usam a mesma identidade do Facebook.
2- Os usuários podem acompanhar novas notícias nos tópicos que o interessam, sugerir tópicos para amigos ou escrever respotas.
3- As questões postadas ficam eternamente abertas para respostas.
4- É um serviço que coleta perguntas e respostas criadas, editadas e organizadas por todos os usuários.
5- É a melhor ferramenta para obter informações sobre um determinado tema.
Thais Buzo