sexta-feira, 19 de setembro de 2014

Entenda por que cometer erros de português reduz as suas chances no cenário profissional



Como um “serto” pode fazer sua carreira dar errado


Se você acha que está “concerteza” de algo, fique certo de que você não sabe o que está falando. Mas não se preocupe. Você precisa de ajuda, mas não “mim” peça. Não desse jeito, assim, errado. Sei que quer ser “descreto” com essas questões, mas preciso dizer que essa matéria foi feita especialmente para você. Prometo que, ao longo deste texto, mostrarei o quanto é importante usar a língua portuguesa corretamente. Saiba, desde já, que nunca é tarde para aprender.


Os erros de português são mais comuns do que você imagina. Mas erro é erro e ninguém vai querer passar a vida inteira cometendo deslizes. A falta de domínio do idioma pode trazer muitas consequências. Pode até custar a conquista de uma vaga no mercado de trabalho. Sem saber ler e escrever bem, as suas chances se reduzem. Você, com certeza (sempre escreva separado), não vai querer perder uma oportunidade profissional por causa disso.


Uma pesquisa realizada pelo Núcleo Brasileiro de Estágios (Nube) mostrou que os erros de português eliminam quatro em cada dez estudantes que buscam uma oportunidade de estágio no Brasil. Os erros são comuns em testes e seleções e o estudo mostra que o desconhecimento do idioma se tornou um fator determinante na desclassificação dos candidatos.


Saber falar português não é suficiente. Conhecer as palavras, saber escrevê-las da forma correta e compreender o sentido que ela pode ter em uma frase é tão importante quanto saber pronunciá-las. Você me pede ajuda (nunca “mim” pedir, “mim” dizer ou “mim” falar) e eu posso explicar a você que o primeiro passo para dominar o idioma é prestar atenção em todas as palavras que circulam ao seu redor.


Durante a pesquisa do Nube, um teste ortográfico foi aplicado, na forma de ditado, com 30 palavras usadas no dia a dia. O candidato que escrevesse mais de sete palavras erradas seria reprovado. Ao todo, 40,6% dos mais de 7 mil participantes foram eliminados. O desconhecimento, além de eliminar o estagiário do mercado de trabalho, vai diminuir as chances do profissional e dificultar a construção de uma carreira bem-sucedida e promissora.


Henrique Ohl, analista de treinamento do Nube, destaca que um candidato com baixa diversidade de vocabulário poderá enfrentar problemas para acompanhar a conversa de outras pessoas e também de expressar as próprias ideias com qualidade.


Escrever bem e saber se expressar corretamente são habilidades indispensáveis para quem deseja se destacar no cenário profissional. Ninguém nasce sabendo andar, falar ou ler. Essas são aptidões adquiridas com o tempo e necessitam de aprendizagem e prática. Quanto mais você praticar, mais capacidade você terá.

Sara Oliveira, Folha Universal, 7 set. 2014. p. 12.

Confira resultados de testes ortográficos aplicados em processos de seleção de estagiários em reportagem do G1

quarta-feira, 10 de setembro de 2014

Atividade de coesão textual

Textos bem escritos devem ser coesos. Leia o texto abaixo, selecione entre as opções entre parênteses, as que completam melhor as lacunas presentes.
DISPUTA DE NAVEGADORES
Mesmo com novas versões, Internet Explorer e Firefox não ampliaram suas fatias de mercado
A guerra dos browsers, os programas para navegar na internet, segue forte. ____ (Conforme/Como) o instituto de pesquisas Net Applications, o Internet Explorer (IE), da Microsoft, perdeu 0,8 pontos decimais de março para abril, e agora tem 55,1% do mercado. Já o Firefox, da Fundação Mozilla, caiu 0,2 pontos, chegando a 21,6% de participação – a mesma de dezembro de 2008.
____ (Embora/A fim de que) os softwares tenham novas versões recentes – IE9 e Firefox 4 -, lançadas em março, as participações de mercado dos browsers não cresceu. Em vez disso, serviram, principalmente, para que os internautas que já os utilizavam baixassem apenas as atualizações – fato que já fora ressaltado por outro instituto, o StatCounter.
____ (Além disso/Enquanto isso), os concorrentes Safari e Chrome registraram novos crescimentos. O navegador da Apple chegou a 7,2% - alta de 0,5 pontos, a maior de sua história – foi o que mais se destacou. O browser do Google aumentou ____ (esta/sua) presença em 0,4 pontos, e agora tem 11,9% do mercado. O Opera – ____ (onde/que) continua entre os cinco mais usados – não cresceu nem caiu: permanece com 2,1%.
- Apenas seis semanas depois do lançamento do IE 9 estamos prestes a atingir uma nova marca, ____ (uma vez que/ainda que) no último dia de abril o navegador já era utilizado por 9,95% dos usuários do Windows 7 – afirma Ryan Gavin, diretor de desenvolvimento IE da Microsoft.
O executivo já afirmara ____ (que/se) a escolha da Microsoft de não oferecer o IE9 para ____ (outras/suas) plataformas – como Mac OS e Linux – ou mesmo para Windows XP – antiga versão do sistema operacional da Microsoft – era uma estratégia para fazer dele o melhor navegador para os sistemas mais novos da empresa: o Vista e, principalmente, o 7.
____ (No entanto/Por isso), até agora, os usuários não se mostraram convencidos com o argumento. Na pesquisa da Net Applications, à frente do IE9 (7,4%) estão o Chrome 10 (14,8%), o Firefox 3.6 (14,1%) e mesmo o Firefox 4 (8,4%). Sem contar o próprio IE8, ____ (cujo/que) lidera por vir como o software padrão do Windows.
A esperança da Microsoft está no Windows Update. Há duas semanas, a ferramenta começou a oferecer aos usuários a atualização, o que pode fazer com que o IE9 aumente sua participação. O estudo da Net Applications é construído a partir das visitas únicas feitas aos 40 mil sites parceiros. Em abril, foram contabilizadas cerca de 160 milhões delas.
(Zero Hora, 8 maio 2011. ZH Classificados)

1. No trecho em vermelho, ocorre um desvio de concordância. Identifique-o e reescreva a oração fazendo a concordância correta.

2. Pronomes são importantes elementos de coesão porque retomam termos ou expressões já expressos. Localize, no texto, os pronomes em verde e indique o(s) termo(s) a que eles se referem. 

3. Outro importante mecanismo de coesão é a coesão lexical, obtida através do emprego de sinônimos, hipônimos (palavras com sentido mais específico) e hiperônimos (palavras com sentido mais amplo). Localize, no texto:
a) dois pares hipônimo/hiperônimo;
b) uma ocorrência de sinonímia.