terça-feira, 13 de maio de 2014

QUALIDADES E DEFEITOS DE UM TEXTO


As duas principais QUALIDADES que um texto bem escrito deve apresentar são CLAREZA e CONCISÃO. Ou seja, a qualidade de ser facilmente compreendido por quem o lê ou ouve e a qualidade de não usar palavras em excesso e, portanto, desnecessárias para expressar uma ideia.

Acesse o link da Revista Língua Portuguesa e faça os testes propostos para perceber a importância da clareza na construção textual.

Por outro lado, dois DEFEITOS associados a essas qualidades são a AMBIGUIDADE e a REDUNDÂNCIA.

Ambiguidade

        Um dos maiores inimigos da clareza textual é a ambiguidade, ou seja, o emprego de palavras ou construções que podem ser entendidas de mais de uma maneira. Na maioria das vezes, a ambiguidade se deve a um elemento anafórico (palavra ou expressão que retoma outra já expressa no texto) que pode referir-se a dois termos antecedentes diferentes.
Ex.: “O computador tornou-se um aliado do homem, mas esse nem sempre realiza todas as suas tarefas.”
 
     A frase ficou ambígua, porque os elementos anafóricos (esse e suas) podem referir-se tanto ao computador quanto ao homem.

      Há ambiguidade normalmente devido à pontuação inadequada ou ao emprego de palavras ou expressões de forma pouco clara, com mais de um sentido. Veja os casos mais frequentes:
1 – Uso indevido de pronomes possessivos;
2 – Uso inadequado de pronomes relativos;
3 – Emprego indevido da coordenação;
4 – Colocação inadequada de palavras;
5 – Sentido indistinto entre agente e paciente;
6 – Uso indistinto entre o pronome relativo e a conjunção integrante (que);
7 – Uso incorreto de formas nominais.

Redundância

       A redundância pode ser um recurso estilístico para estabelecer, por exemplo, a coesão no texto. Mas, há casos em que é necessário evitá-la; do contrário a linguagem pode se tornar deselegante, inadequada e monótona.

      Veja alguns casos em que a redundância pode constituir um problema textual.
1 – Palavras próximas e idênticas:
O povo exige seus direitos, os direitos do povo devem ser respeitados.
2 – Repetições exageradas:
O ministro apresentou sua proposta de trabalho, mas o ministro não foi claro em várias questões e o ministro não aceitou argumentações.

       Esse tipo de repetição pode não ser um defeito, quando usado com intenção especial, em textos humorísticos, publicitários, literários, etc., ou empregado com outro sentido. Exemplo:
A mulher bem perfumada não usa qualquer perfume, seu perfume tem a fragrância do campo, seu perfume é Aromas Silvestres.
Há dois modos de vida: a vida vivida e a vida imaginada.

       As repetições podem ser evitadas por meio da substituição da palavra por um termo equivalente, pela alteração na construção das ideias; ou pela omissão do vocábulo. Exemplo:
 Os professores exigiram o pagamento dos salários em atraso, mas o governo não os atendeu.