quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Na crônica a seguir, o escritor Walcyr Carrasco aborda a importância da aparência no mundo do trabalho. Leia.
Algumas palavras e/ou expressões foram suprimidas, procure deduzir quais são elas (em alguns casos, são apresentados termos entre parênteses, dos quais apenas um é o adequado).

BELEZA É FUNDAMENTAL

Houve um tempo ________ (em que/que) os anúncios de emprego exigiam “boa aparência”. A expressão caiu ________ desuso, ________ (nesses/nestes) tempos politicamente corretos. Na real, continua valendo. Em lojas de grife, vendedores são escolhidos a dedo. Criou-se até uma categoria de “garçons chiques” ________ eventos. Costumam ser estudantes ou modelos com falta de trabalho ________ (em/de) moda. Cobram mais caro, mas são mais bonitos e bem apresentados. ________ (Tem/Há) agências especializadas ________ (nesse/neste) tipo de profissional. Considera-se a aparência dos garçons mais importante ________ a experiência. Se algum deles derrubar a taça de vinho no decote da convidada, ela certamente sorrirá, desculpando o gato desajeitado. Aparência vale, eis a questão. Simplificando: alguém contrataria um personal trainer gordo? Eu, nunca!

No livro Capital erótico (Honey money), a autora Catherine Hakim afirma que a aparência tem tanta importância no mundo dos negócios ________ (que/como) qualificação, instrução e experiência profissional. Lançou o conceito de “capital erótico”, ________ define como “uma obscura, embora crucial, combinação de beleza, sex appeal, capacidade de apresentação social e habilidades sociais”. Quando vi o livro, a ideia sintetizou uma impressão que eu tinha ________ o mundo, sem nunca ter verbalizado. Tanto como eu, a maioria das pessoas se ________ (constrange/constrangem) ________ dizer que um certo grau de atração física é útil na competição profissional. Em televisão, ________ (na qual/onde) trabalho, isso é um pouco mais óbvio. ________ (Existe/Existem) modelos de beleza, incorporados pelas heroínas e pelos galãs de novelas. Há espaço para todos os tipos físicos – mas a aparência conduz o ator para papéis específicos. De jeito nenhum me refiro ________ (a/à) relacionamentos sexuais estabelecidos no ambiente de trabalho. Mas ________ (a/à) impressão que a pessoa causa. Outro dia, eu estava conversando com um amigo que levou um golpe financeiro de um sujeito que ________ (mau/mal) conhecia.

- Ele era ________ (supersimpático/super-simpático)! –, disse.

Rebati:

– Um vigarista de sucesso tem de ser simpático. Para vender um carro usado todo detonado, o cara tem de inspirar confiança, sorrir...

Não é uma questão propriamente de beleza. Eu mesmo, modéstia à parte, sempre despertei a confiança alheia. Quando era repórter, me espantava ________ as confissões absurdas que me faziam durante as entrevistas, como se eu fosse um velho amigo. Para depois se arrepender ________ (onde/quando) eram publicadas. Algumas pessoas ________ (tem/têm) jeito de gente boa, mesmo tendo um coração cheio de espinhos como eu – reconheço! O exemplo extremo é Francisco de Assis Pereira, o maníaco do parque, ________ matou várias mulheres em São Paulo, em 1998. Hoje cumpre pena. Era um motoboy nada bonito. Conseguia se passar ________ um caça talentos de uma revista. Convencia as vítimas ________ (a/à) ir ao Parque do Estado para uma “sessão de fotos”, para depois se lançarem como modelos. Como elas caíam ________ (nessa/nesta) conversa? Ainda mais com as notícias de um serial killer agindo na região? Ele certamente parecia do bem.

“O hábito faz o monge”, diz um ditado popular. O jeito de se vestir é determinante no “capital erótico”. Não me refiro ao exibicionismo das periguetes, ideal para candidatas ________ (a/à) rainhas de bateria, mas prejudicial no mundo dos negócios. É difícil alguém resolver uma aplicação financeira com uma gerente de banco ________ (supermaquiada/super-maquiada), de saia curtíssima e botinhas brancas. Grandes corporações costumam ter códigos escritos ou induzidos ________ (como/de como) os funcionários devem se vestir. Há algum tempo, entrevistei uma arquiteta para a reforma de um imóvel. Quando apareceu coberta de joias e cabelo espantosamente loiro, desisti. Pensei: “Se ela não tem gosto para se arrumar, como será na hora de pensar minha casa?”.
A aparência conta desde sempre. Teodora, de Bizâncio, no século VI, era uma dançarina equestre. Casou-se com Constantino e se tornou imperatriz. O casal foi fundamental na consolidação do Cristianismo. Exemplos de mulheres e homens que subiram ________ meio da aparência são constantes ao longo da história.

Não há uma regra óbvia. Na área da internet, adequação significa despojamento. Na judicial, impera o tom clássico. Preconceito existe: gordos ________ (tem/têm) ________ (menas/menos) chances. Pela minha observação e pelas conversas com empresários, ________ (tende/tendem) a ser ________ (descriminados/discriminados) na colocação profissional. Obesidade é confundida com desleixo. O importante é admitir a existência do “capital erótico”, se olhar no espelho e decidir ________ (que/o que) mudar na aparência. Para conquistar um emprego ou uma promoção, é ________ importante ________ um bom currículo.
(Walcyr Carrasco. In: Revista Época, n. 749, 24 set. 2012, p. 104.)